quarta-feira, 12 de março de 2008

Flor-de-lis

As flores tem linguagem própria, exprimem sentimentos e pensamentos. Cada uma tem seu perfume, sua cor, sua essência...seu significado. Nasceram do coração de Deus, assim como nós que somos as “flores do céu”. Embora as rosas sejam atraentes, e eu goste muito delas, hoje dedico estas linhas para a Flor-de-lis ou “liz” como queiram. Ela não é conhecida como as rosas, não é tão linda e chamativa, mas tem sua beleza singular, tem seu valor e uma história que me atrai. Descobri que flor-de-lis é a mesma flor que chamamos de “lírio” e que começaram a dar-lhes significados há muitos séculos. Símbolo muito usado na corte francesa, representa poder e soberania, como também pureza do corpo e da alma. Além disso, é o símbolo do Escotismo (movimento mundial educacional que visa desenvolver o jovem por meio de valores que prioriza a honra, fé, sabedoria e os valores). Isso tudo é muito interessante, mas agora, chegarei na definição que eu mais gostei, aquela que fez com que a flor-de-lis se tornasse única e especial pra mim. A flor-de-lis é uma flor bíblica e devido ao seu formato, com três pontas, é relacionada também a Santíssima Trindade. Por conta disso, ela aparece em algumas imagens de santos, como a de São Gabriel Arcanjo em que ele a está segurando nas mãos, a de São José, a de São Joaquim e Santa Ana (os pais da Virgem Maria). Para o Cristianismo ela representa o amor puro e virginal, a entrega a vontade de Deus, o abandono a Providência Santíssima. Isso é muito forte e me chamou muita atenção. Meu irmão me chamou carinhosamente de flor-de-liz esta semana e eu quis descobrir o que isso significaria. Confesso que gostei de tudo que descobri nessa pesquisa. Flor-de-liz para os floristas quer dizer: beleza atraente. Acho que foi por isso que ele me chamou assim! rsrs...acho não, tenho certeza! Brincadeiras a parte, quero dizer-lhes que essa DEUSCIDÊNCIA veio de encontro a tudo que tenho buscado e vivido nos últimos dias; mais precisamente nas últimas 3 semanas em que reunimos um pequeno grupo de pessoas que se amam e amam a Deus e que se abandonam Nele todos os dias. Veio reforçar que sou uma flor de Deus. De valor sem igual. Que eu e você somos únicos e especiais no jardim de Deus. E se Ele dá uma beleza para as flores, ele as sustenta, purifica e faz crescer, imagine como isso não se dá conosco, que somos sua imagem e semelhança. Seus filhos queridos.
“Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. “ Mat 6:28
Peço a Deus que me faça uma flor-de-lis, de coração puro e rendido a Ele. Que espera e confia na Divina Providência.
Grande beijo no coração!

4 comentários:

Avulsos disse...

lindo texto. eu não sabia desses significados à respeito da flor- de-lís. Mas entendo perfeitamente pq seu irmão a chamou assim e concordo com vc ao dizer que sois uma flor de Deus. Ele é o jardineiro que rega sua vida com fé e a fará florecer ainda mais bela do que é no momento oportuno.
Deus tem bom gosto, olhe no espelho e verá uma das belezas que ele cultiva nos seus jardins!
Bjo grande!!

Anônimo disse...

Somos todos, flores do jardim de Deus. Cada um mais lindo que o outro, cada um com sua qualidade e beleza. Possamos permitir cada vez mais sermos podados (para o nosso crescimento) e também mais limpos (para não machucarmos os outros) e quem sabe um dia sermos como a flor-de-liz (refletir a Santíssima Trindade).
Deus abençoe Gi
Te amo, amiga.

Rose Terra disse...

Amiga... perfeito!! maravilhoso mesmo, é de arrepiar..!

Kika disse...

Jovem é o nobel de Deus pai.
Show a sua dissertação....é poeta.